terça-feira, 18 de setembro de 2007

Minha pseudo-porém-possível fobia social

Segunda postagem essa. Vai servir como divisão de experiência, explicação e ainda pedido de desculpas... É importante pra mim esse ato.
Numa conversa insólita com um amigo, surgiu a possibilidade de eu ser sócio fóbico. "Quem? Eu?", pensei. Fui dar uma catada no google (Deus abençoe o google) e achei algumas informações sobre o tema. Para minha surpresa, encontrei muitos sintomas e tais sintomas me demonstraram diversos comportamentos atípicos, do tipo que se mostram sem causas aparentes -"essa é a causa!"-, pensei.
Tal circunstância coincidiu com minhas reflexões acerta de meu comportamento. Pois a fobia social se mostra como uma espécie de timidez agravada (pelo menos é o que eu entendi), e tenho, como disse antes, me enquadrado nesse perfil.
Conversando sobre com um outro amigo, estudante de psico, segundo ele, achava difícil que eu fosse sócio fóbico. Podia ser mais questões de ansiedade. "Pode ser mesmo", pensei. Contudo, tais apontamentos me demostraram um problema, não sei se psicológico agora (hehehe!), mas evidenciou essas sensações que em nada são agradáveis e que provavelmente me atrasou por muitos anos. Agora percebo claramente o que preciso fazer e estou fazendo. E não é que por enquanto tá dando certo? Certas situações, tolas pra alguns, estavam, até o momento, se mostrando como um perturbador desafio e constrangimento pra mim... Um pesado pesar esse.
Enfim, é o esforço de mudança quando se sente que algo não está bom; quando "o vento muda e trás outras lições", e que só servem pra contínua construção daquilo que desconheço e está mais presente que qualquer coisa que existe pra mim: aquilo que sou.

-Aproveitando o ensejo, por causa dessa "pseudo-porém-possível fobia social", sei que em algum momento causei algum dano ou mágoas a pessoas que gostam de mim e que também gosto igualmente. Não vou entrar em detalhes, não é isso que desejo, mas sim para fazer, seja a quem for, meu mais sincero pedido de desculpas...

Beijos e abraços a todos!

-Meu próximo post: reflexões sobre o aprendizado do aprendizado.

3 comentários:

RENATVS disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Bruno "Jesus" disse...

Aeee Renatvus, bem vindo ao admirável mundo novo dos blogues!

Cara, quanto à fobia social, eu tava falando com uns amigos psicóticos, digo, psicólogos (abençoados sejam esses amigos psicólogos que explicam coisas pra gente) e eles dizem que de longe essa é uma das fobias mais comuns.

Mas, também, se a gente se encaixa na lista de sintomas patologia, não quer dizer que a gente tenha ela, mas pode ser uma tendência, que, se a gente descuidar, pode vir uma dia a ser prejudicial pra gente. Exemplo: colocar etiquetas em todos os livros e separá-los por assunto na estante não é TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo), TOC é quando a pessoa deixa de colocar essas etiquetas passa a ter medo de que um avião caia na cabeça dele quando ele sair pra rua. Então o cara que apenas coloca etiquetas é apenas um cara meticuloso que pode estar exagerando um pouco na organização (tá, foi um exemplo meio besta, mas acho que deu pra ilustrar).

Então de repente tu é um cara tímido mesmo, e só deve se cuidar pra não se fechar demais. Mas tu é um cara afudê e não importa o que aconteça eu vou ser sempre teu amigo e estar do teu lado e qualquer stress a gente resolve conversando na hora mesmo porque amigo é pressas cousas.

Abração e a gente se vê no Aquários.
{;^}>

Bruno "Jesus" disse...

PS: Eu NÃO coloco etiquetas nos meus livros, ok?