quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Aprendendo a aprender

"Durante toda a minha vida irei aprender. Sempre terei experiências que irão permitir com que eu adquira ou favoreça a aquisição de algum conhecimento. Contudo, não conheço nenhuma forma ou método eficaz para aprender. Ninguém me ensinou como fazer isso. Resta então, através de um muito grande esforço buscar entender como funcionam meus dispositivos cognitivos para que eu possa melhor entender, conhecer e também elaborar outros conhecimentos."
Essas são as novas dúvidas e desafios que tem se ensaiado em minha mente. "Qual a melhor forma pra eu aprender e entender as coisas ao meu redor?"; "se não entendo dessa forma, que outra alternativa eu posso utilizar pra entender tal coisa?"; "como entender um novo objeto de conhecimento?". Essas são questões que considero importantíssimas e que aparentemente podem estar na base de todo o conhecimento humano ou menos na base do desenvolvimento da capacidade de entendimento, formulação e articulação de novos conhecimentos.
Não me recordo, no meu tempo de ensino fundamental (ainda estou no tempo do 1° grau), dentro dos projetos pedagógicos estar incluido esse "problema" ou "disciplina". Tudo o que se faz é "embutir" nos pobres alunos (meu período escolar foi no mínimo horrível, pra não dizer traumático) um corpo rudimentar de conhecimentos diferentes entre si, e que alguns se articulam entre eles, mas sem nenhum entendimento, causa ou finalidade pros educandos (pra quê estou fazendo essa coisa chata?). Simplesmente eles precisam aprender dessa forma e nenhuma outra, sem desenvolvimento da criatividade, capacidade de articulação inter e multi-disciplinar, et cétera...
Assim como a maioria de nós, também sofri essa "martírio". Aprendi diversas coisas, verdade, mas por um processo penoso de repetição de uma experiência que eu sequer podia entender pra quê servia. Particularmente falando, sempre tive o desejo de conhecer. Não sei como se formou esse impulso, mas aparentemente sempre esteve comigo, mas desde meu nascimento? Isso não sei, mas ainda carrego esse sentimento até hoje.
Mas tem como ser diferente do processo educacional utilizado hoje? Se tiver, qual a alternativa? Isso eu não sei, mas esse problema do desenvolvimento da capacidade de entender é de suma importância pois, acredito eu, poderia até mesmo ser capaz de maximizar o potencial cognitivo, pois em tese dilataria nossa consciência (com ciência, estar ciente, saber) ante a questão do aprender, entender, conhecer.
Saudações, miguxos!

3 comentários:

RENATVS disse...

Certo que deve ter um dedo de Kant aí, pois ele trata exatamente disso, mas não dá nada!

Anônimo disse...

miguxo é niilismo...
eu concordo com teu pensamento, mas estou em um momento: foda-se, sei que isso é triste, mas...
é isso!

Rafael disse...

massa, nao sabia que esse blog era teu... Lol
=]